A consultoria jurídica preventiva é uma forma de preservar a sua empresa e prevenir problemas jurídicos e/ou aborrecimentos antes que eles ocorram. Nesse artigo, listamos alguns dos principais benefícios dessa prática para empresas.
Sumário
Objetivo da consultoria Jurídica preventiva
A meta é evitar problemas legais futuros, orientando e assessorando indivíduos, empresas e organizações sobre questões jurídicas antes que elas se possam ocasionar o início de conflitos, o recebimento de notificações e/ou litígios.
O principal propósito da consultoria jurídica preventiva é antecipar possíveis desafios a serem enfrentados e oferecer orientações para apoiar no cumprimento das leis, regulamentos e normas aplicáveis a cada situação específica. Dessa forma, busca-se minimizar riscos legais, prevenir litígios e evitar custos desnecessários com processos judiciais e/ou problemas com pessoas envolvidas em suas operações.
Os consultores jurídicos podem atuar em diversas áreas do direito, como direito empresarial, trabalhista, contratual, tributário, ambiental, entre outros. Suas atividades incluem a análise de contratos, documentos legais, políticas internas, estratégias de negócios e práticas operacionais, com o objetivo de identificar potenciais problemas e propor soluções adequadas para cada caso.
Confira abaixo 5 benefícios da consultoria jurídica preventiva para sua empresa:
1. Dificulta o ajuizamento de processos judiciais
Com a ajuda de um consultor jurídico, você pode identificar possíveis situações que possam ocasionar problemas jurídicos e/ou contratempos e corrigi-los antes que eles se tornem um problema maior. Isso pode evitar processos judiciais, aplicação de penalidades e/ou multas, que podem ser bastante caros para a empresa.
2. Redução de custos
A consultoria jurídica preventiva pode reduzir os custos da empresa a longo prazo com a solução de problemas jurídicos, acordos judiciais e/ou pagamentos de penalidades.
3. Apoia na gestão da sua empresa
Com a ajuda de um consultor jurídico, você pode identificar pontos de melhoria em seus fluxos, a fim de preparar a empresa para a próxima etapa de crescimento e questões a serem enfrentadas perante o mercado, melhorando a eficiência, produtividade e por consequência, a competitividade.
4. Assessora na tomada de decisão
Com a ajuda de um consultor jurídico, você pode tomar decisões mais informadas e seguras. Isso pode reduzir os riscos, embaraços, prejuízo de tempo e dinheiro no desenvolvimento do seu projeto.
5. Fornece orientação e suporte na hipótese de problemas jurídicos e/ou quaisquer contratempos
Por fim, a consultoria jurídica preventiva pode oferecer suporte em qualquer situação enfrentada pela sua empresa. Com um consultor jurídico de confiança, você tem a certeza de que seu negócio terá o suporte necessário para enfrentar qualquer momento; seja ele bom ou ruim.
Ao contar com consultoria jurídica, as partes envolvidas podem tomar decisões, em conjunto, com informações e dados conscientes evitando situações de conflito, sanções legais ou quaisquer perdas. É uma abordagem proativa que visa a conformidade legal e antecipar quaisquer possíveis ocorrências, a fim de proteger os interesses.
Conte sempre com um advogado para ajudar!
Leia também: Motivos para contratar um escritório de advocacia especializado